A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (25) uma proibição envolvendo duas marcas de suplementos alimentares que atuam no Brasil. A medida restringe a comercialização, distribuição, importação, fabricação, uso e divulgação dos produtos das marcas Gold Labs e Nutrivitalle.
Na última sexta-feira (22) foi assinada a resolução número 3.250 pelo gerente geral de inspeção e fiscalização sanitária da Anvisa, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, que também determinou a apreensão de todos os produtos das marcas. Se você costuma utilizar de suplementos alimentares, continue sua leitura e descubra se você tem algum desses produtos em casa.
O que determinou a proibição?
De acordo com a Anvisa, os produtos da marca Gold Labs foram proibidos devido à falta de conhecimento do fabricante, bem como à divulgação de anúncios que fazem alegações com propriedades terapêuticas, medicamentosas, funcionais ou de saúde, utilizando denominações que sugerem uma finalidade terapêutica.
A Anvisa também afirmou que a empresa Sunfood Clinical Brasil indústria, comércio, importação e exportação da marca Nutrivitalle atua sem a devida regularização, utilizando ingredientes não autorizados em alimentos, além de não possuir registro sanitário para o suplemento alimentar probiótico e ser fabricada em uma planta fabril não identificada. A empresa mencionada na rotulagem não está licenciada.
Mais produtos suspensos
A resolução também revelou outros produtos de várias empresas que foram proibidos, entre elas estão todos os suplementos Magnésio Dimalato, Magnésio Quelato, Lipo Magre, Max Beauty, Gestlac, Max Neural e Digestvit, todos das empresa Floral Ervas do Brasil. Segundo a publicação da resolução, não foram realizados estudos de estabilidade e o uso dessas marcas sugerem propriedades terapêuticas e funcionais não autorizadas.
A Goma Hidratada da Ekobom, lote 16125 também foi suspensa. A empresa do produto, a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves realizou o recolhimento de maneira voluntária, após verificar indícios de estufamento.
Como identificar suplementos ilegais no mercado?
Para identificar suplementos ilegais, verifique se o produto possui registro na Anvisa pelo site oficial, se a rotulagem está completa e se não faz alegações terapêuticas não comprovadas. Desconfie de produtos com embalagens danificadas, sem informações claras sobre o fabricante ou com preços muito abaixo do mercado. Além disso, evite comprar de fontes não regulamentadas e sempre busque orientação profissional se tiver dúvidas.
Riscos do uso de suplementos alimentares sem autorização
O uso de suplementos sem autorização pode trazer diversos riscos à saúde, como contaminação por substâncias proibidas, efeitos adversos não controlados, e falta de comprovação de eficácia e segurança. Esses produtos podem conter ingredientes que causam reações alérgicas graves ou interagir de forma negativa com medicamentos. Dessa forma, como não passam por fiscalização, há o risco de falsificação e de serem fabricados em condições inadequadas, comprometendo ainda mais a saúde de quem consome.
O que fazer se você possui um dos suplementos proibidos em casa?
Se você possui um suplemento proibido em casa, o ideal é não consumi-lo. Veja a seguir:
- Interrompa o uso imediatamente: Pare de consumir o suplemento para evitar riscos à saúde.
- Verifique o produto: Confira se há algum aviso ou recomendação da Anvisa sobre o produto. Muitas vezes, a agência publica alertas sobre suplementos proibidos.
- Descarte de forma segura: Caso o suplemento seja realmente proibido, descarte ele adequadamente. Não jogue no lixo comum, pois pode representar risco à saúde de outras pessoas ou ao meio ambiente. Vá até uma farmácia mais próxima e informe o descarte.
- Entre em contato com a Anvisa: Se tiver dúvidas sobre o que fazer, entre em contato com a Anvisa ou consulte um profissional de saúde. A agência pode fornecer orientações sobre como proceder com o descarte ou outras questões relacionadas.
Imagem: Freepik
A atenção e o cuidado depende de pessoas como você para denunciar. Fique atento aos anúncios e produtos que são proibidos pela Anvisa para garantir mais segurança a sua saúde e de outras pessoas. Para mais informações sobre saúde e bem-estar, confira outros conteúdos no Sena Nutri.