Marcou um compromisso na sexta e já se sente ansioso na segunda? A rotina do trabalho está desgastante? Já disse “sim” para agradar mesmo quando não queria? E a correria da rotina te deixa de cabelo em pé? Calma! Saiba que essas atitudes podem estar acabando com a sua saúde mental e é preciso relaxar, respirar fundo e ter um tempo de autocuidado e amor próprio para não adoecer com a rotina corrida.
Se você decide se priorizar em poucos minutos todos os dias, mesmo com a agenda lotada, você não vai viver ansioso ou desequilibrado emocionalmente. Pensando nisso, o Sena Nutri está aqui para te oferecer dicas úteis de autocuidado, de dentro pra fora! Continue sua leitura e aprenda a si amar mais.
Afinal, como funciona esse “autocuidado”?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autocuidado refere-se a capacidade de uma pessoa promover a sua própria saúde, de maneira que ela previna doenças e possíveis problemas futuros, sendo também importante para a longevidade. A prática do autocuidado é baseado em olhar para si mesmo e refletir sobre mudanças internas e externas, fazendo transformações no dia a dia.
O que diz a ciência?
O autocuidado deixou de ser visto apenas como um hábito estético e passou a ser reconhecido como uma prática importante para a saúde física e mental. Segundo o relatório “A New View of Care” da Kenvue, apenas 15 minutos, já podem trazer grandes impactos no bem-estar, como a redução do estresse e a melhoria da disposição.
De acordo com o relatório, 88% dos consumidores globais veem suas rotinas de autocuidado como contribuições positivas para a saúde. Mesmo com menos de 30 minutos diários dedicados, como é o caso de 73% dos entrevistados, os benefícios percebidos são marcantes: quem investe mais de 15 minutos por dia relata 45% de percepção de boa saúde, versus 31% entre os que dedicam menos tempo.
As rotinas são utilizadas também com fins preventivos: 49% dos que passam mais de 1h por dia afirmam que suas práticas ajudam a proteger o corpo de danos a longo prazo, enquanto apenas 20–29% dos que gastam menos de 15 minutos compartilham dessa percepção. Além disso, as motivações que impulsionam essas práticas são, acima de tudo, internas: 40% iniciam suas rotinas por vontade pessoal, 37% por preocupação com a saúde e 35% para prevenir futuras complicações.
5 dicas para aplicar à sua rotina
É possível cuidar mais de si mesmo com pequenas atitudes, veja a seguir:
1. Sono de qualidade
Dormir com qualidade é mais importante do que dormir 7-8 horas mal dormidas. Invista em um autocuidado para seu sono, pois ele é uma das funções biológicas mais fundamentais para o corpo, e muitas vezes é deixado de lado devido a agitação da rotina. Antes de dormir evite telas pelo menos 1 hora antes, diminua a claridade do ambiente, e se gostar, use essências no quarto como alfazema ou eucalipto para um ambiente mais tranquilo.
2. Exercícios físicos
Fazer exercícios físicos beneficia tanto seu corpo, quanto sua mente. Durante a prática ocorre a liberação de hormônios do bem-estar, além disso, previne contra doenças como diabetes e hipertensão e protege o organismo contra danos futuros. É importante adaptar as limitações de cada um e seus gostos pessoais, existem caminhadas, musculação, dança, corrida, Muay Thai e muito mais, o importante é não deixar de praticar.
3. Alimentação
Uma alimentação rica em vitaminas e minerais essenciais pode mudar o seu corpo. Mas comer bem significa comer de tudo um pouco e não se limitando as dietas restritivas e milagrosas. Uma boa alimentação contém proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras e minerais, além de uma boa hidratação com o consumo de água ideal para você.
4. Reservar um tempo para si
Imagem: Freepik
Separe pelo menos 20 minutos por dia para o cuidado, pode ser um skincare, um banho relaxante, fazer as unhas ou ler um livro. O que importa é realizar atividades que vão promover o bem-estar mental. Durante esse tempo relaxe, respire fundo e conte até 3, adote uma autorreflexão como amor próprio.
Não precisa ser em um horário específico todos os dias, por exemplo, ao fazer uma receita ouça músicas que goste ou dance, ou, ao dirigir ouça ao seu programa de rádio favorito. São pequenas mudanças, mas que tem um grande impacto.
5. Estabeleça limites
Se no relacionamento seja amizades ou no seu relacionamento íntimo, você sempre cede às vontades do outro estabeleça um limite, aprenda a utilizar pequenas frases como “não quero”, “não posso”, “hoje não”, para dar um tempo e olhar mais para si. Talvez você ache exagero agora, mas o “não” também é autocuidado ao seu emocional.
Práticas do autocuidado e sua importância
O autocuidado envolve 3 cuidados benéficos para sua saúde: a física, a mental e a emocional. Estabelecendo essa proteção consigo mesmo, você conquista uma vida mais leve, sua autoestima e autoconfiança aumenta, suas relações sociais melhoram devido ao sentimento de autossatisfação, e você cria consciência estabelecendo o que é e o que não é bom para o seu corpo. Por fim, você trará para sua vida muitos benefícios a longo prazo.