Em um mundo acelerado, é muito comum que muitas pessoas levem esse hábito de comer rápido até à mesa. Comer com pressa se tornou uma rotina automática, entre estudos, trabalhos e compromissos, quando a fome surge comer rápido é o melhor escape para cumprir a agenda do dia. Porém, o que muita gente não sabe, é que comer rápido pode trazer consequências sérias para saúde.
Nesse contexto, especialistas alertam sobre os impactos de comer rápido, os riscos para saúde digestiva e dicas práticas para que você desenvolva uma alimentação mais consciente. Continue sua leitura e entenda melhor, pois no Sena Nutri você aprende a viver mais e melhor.
Por que comemos rápido?
Muitos fatores ajudam para que isso aconteça, e o principal deles é a falta de tempo, ou aquela sensação constante de urgência. Com isso, também surge uma alimentação realizada em frente às telas, com distrações ou enquanto você realiza alguma tarefa, o que faz com que você devore a comida rapidamente, sem saboreá-la.
Especialistas em nutrição relatam que a maneira de comer com pressa também está ligado à ansiedade, ao estresse, e a hábitos adquiridos na infância (como comer rapidamente para não perder algo), e influenciam diretamente o modo em que nos alimentamos.
Imagem: Freepik
Riscos de comer rápido
Segundo a especialista em nutrição da área da saúde cardiometabólica da universidade de King’s College Londres, Sarah Berry, comer rápido não apenas altera a velocidade com que o alimento chega ao estômago, mas também afeta o ritmo com que ele percorre o trato gastrointestinal.
“E isso é muito importante porque tem um efeito cascata na liberação de muitos hormônios que dizem o quanto você está cheio, o quanto está com fome e também hormônios que estão envolvidos na forma com que seu corpo vai processar os alimentos”, explica a especialista.
Os riscos de comer depressa vão muito além de uma simples indigestão. E isso pode causar alguns sintomas como:
- Inchaço abdominal
- Gases
- Má digestão
- Gases
- Azia e refluxo
- Sensação de estômago pesado
Aumento de peso
Estudos científicos revelam o hábito de comer com pressa ao aumento de peso corporal. Isso acontece porque o cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar a saciedade. Se você come rápido demais, não há tempo suficiente para que esse sinal chegue ao cérebro, o que faz você consumir mais alimentos e uma maior quantidade de calorias. Consequentemente, seu peso aumenta pois as calorias extras são armazenadas na forma de gordura e também correndo risco de desenvolver diabetes.
Síndrome metabólica
O hábito de comer rápido ainda pode desenvolver síndrome metabólica, que junto ao ganho de peso podem aumentar os riscos para as doenças cardíacas. O AVC e o diabetes são os mais comuns, segundo estudos da Associação Americana do Coração, publicado em 2018.
Pesquisadores da Universidade de Hiroshima, no Japão, acompanharam 642 homens e 441 mulheres por cinco anos. Eles dividiram os participantes em três grupos: os que comiam devagar, em ritmo normal e rápido. No fim do estudo, 11,6% das pessoas que comiam rápido desenvolveram síndrome metabólica, enquanto entre os que comiam em ritmo normal o número foi de 6,5%, e apenas 2,3% entre os que comiam devagar.
O coordenador desse estudo, o cardiologista Takayuki Yamaji, explica que comer rápido pode alterar os níveis de açúcar no sangue, aumentando o risco de resistência à insulina. Isso faz com que o pâncreas precise produzir ainda mais insulina para tentar manter tudo sob controle.
Orientações para saborear melhor suas refeições
Algumas dicas podem fazer com que você aproveite melhor os benefícios dos alimentos, desacelerando o ritmo:
- Quando começar a comer, desfrute de todos os sentidos como aroma, sabor, textura e cor dos alimentos.
- Fique concentrado às refeições, evite distrações e não coma em frente ao celular ou na mesa de trabalho.
- Não fale ou ria durante a mastigação e ao engolir a comida.
- Dedique pelo menos 20 minutos, todos os dias, em um local calmo e silencioso.
- Corte os alimentos em tamanhos menores para uma melhor mastigação
- Mastigue de 20 a 30 vezes o alimento, e os que são mais fáceis com menores consistências de 5 a 10 vezes.
- Beba somente 1 copo de água de 240 mL durante a alimentação. Também é importante evitar refrigerantes e sucos industrializados.
Vantagens de uma alimentação com atenção plena
Uma alimentação consciente, ou mindful eating, traz benefícios comprovados para a saúde física e mental. Ao prestar atenção plena ao que você come, é possível melhorar a digestão, controlar melhor o peso e reduzir a compulsão alimentar. Estudos também mostram que essa prática contribui para uma relação mais equilibrada com a comida, promovendo bem-estar e diminuindo o estresse associado às refeições.
Saboreie melhor sua alimentação
Viu como são grandes os riscos de comer rápido demais? Ao desacelerar, você não só cuida do seu corpo, mas também se reconecta com o prazer de se alimentar, com o seu bem-estar e com a sua saúde a longo prazo. Não é preciso fazer mudanças radicais da noite para o dia, mas pequenos passos, como mastigar melhor ou desligar as telas durante as refeições, já fazem toda a diferença. Comece com gentileza, respeitando seu ritmo e suas necessidades.
Se sentir dificuldades, procurar um profissional da saúde para melhores orientações é sempre o melhor caminho.